POLÌCIA CPN- Conselho Polícial Nacional
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 24
Data de inscrição : 11/08/2020
https://empresa-cpo.forumeiros.com

Ortográfia: Empty Ortográfia:

Qua Ago 12, 2020 10:51 pm
A importância de uma boa ortografia

Ter uma boa ortografia pode ser útil não só na CPN. mas também em toda sua vida escolar e profissional. Para uma boa comunicação, é essencial que sejamos entendidos e que consigamos entender a todos.





1. Transparência e objetividade
Uma boa ortografia permite que nos expressemos de maneira clara e dinâmica. Isso significa que é possível repassar informações sem que nossos subalternos fiquem com dúvidas a respeito e, além do mais, evita interpretações incorretas sobre o que estamos dizendo.




2. Amplitude do vocabulário
Para ter uma boa ortografia, é necessário praticar: ler, escrever, treinar, pesquisar, buscar. Através da prática, é possível conhecer novas palavras/expressões e, consequentemente, enriquecer o vocabulário, aumentando o conhecimento.




3. Concretização de uma imagem de confiança
Podemos observar que policiais que possuem boa ortografia tendem a passar mais confiança em suas ideias através do primeiro ponto abordado. Geralmente, eles possuem certeza do que falam, o que aumenta sua credibilidade.








A língua portuguesa e suas classes gramaticais

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.

Texto base: Wikipedia





Dentro da língua portuguesa como um todo, podemos encontrar 10 (dez) classes gramaticais ou classes de palavras (a classificação da palavra segundo sua distribuição sintática e morfológica), sendo elas:




1. Substantivo
É a palavra que nomeia os seres em geral, desde objetos, fenômenos, lugares, qualidades, ações, sentimentos, dentre outros.
Exemplos: Cachorro / Raio / Bola / Escola / Pensamento / Tristeza.




2. Verbo
É a palavra que indica ação, estado ou fenômeno da natureza.
Exemplos: Andar / Falar / Sentir / Nevar / Chover.




3. Adjetivo
É a palavra que se refere a um substantivo atribuindo-lhe uma característica.
Exemplos: A moça é bonita / O atleta é veloz / O motorista foi imprudente / Amanhã será um dia chuvoso.




4. Pronome
Pronome é a palavra que substitui ou determina os substantivos. Existem vários tipos de pronomes: pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos, pronomes interrogativos, pronomes relativos e pronomes indefinidos.
Exemplos: Eu fui promovido (pronome pessoal) / Você precisa ler aquela matéria (pronome demonstrativo) / Ninguém atendeu (pronome indefinido).




5. Artigo
É a palavra que se antepõe aos substantivos para indicar se esses têm um sentido individual, onde se usa artigos definidos ("o", "a", "os" e "as"), ou indeterminado, onde se usa artigos indefinidos ("um", "uma", "uns" e "umas").
Exemplos: O meu colega ganhou a rodada passada / A Bélgica é um país lindo / O inverno é muito rigoroso aqui.




6. Numeral
É a palavra que indica os seres em termos numéricos, isto é, que atribui quantidade aos seres ou os situa em determinada sequência.
Exemplos: Ele é o primeiro da fila / Os oito ingressos que restaram acabaram de ser vendidos / Eu quero um café duplo, por favor.




7. Preposição
É a palavra que liga os elementos de uma frase.
Exemplos: Se levantou com ânimo / Vamos por este outro caminho / O que você fez para ele?




8. Conjunção
De maneira semelhante à preposição, a conjunção é a palavra que estabelece uma relação de conexão entre duas orações ou dois termos semelhantes. As conjunções podem ser coordenativas, ou seja, aquelas que ligam duas orações independentes (conjunções aditivas, conjunções adversativas, conjunções alternativas, conjunções conclusivas e conclusões explicativas), ou subordinativas, ou seja, aquelas que ligam orações dependentes uma da outra (conjunções integrantes, conjunções causais, conjunções comparativas, conjunções concessivas, conjunções condicionais, condições conformativas, conjunções consecutivas, conjunções temporais, conjunções finais e conjunções proporcionais).
Exemplos: Eu queria ter participado, porém não tive tempo (conjunção adversativa) / Ele tem se destacado, portanto será promovido (conjunção conclusiva) / Por mais que esteja frio, ele ligou o ventilador (conjunção concessiva).




9. Interjeição
Interjeição é a palavra invariável que exprime emoções, sensações, estados de espírito, ou que procura agir sobre o interlocutor, levando-o a adotar certo comportamento sem que, para isso, seja necessário fazer uso de estruturas linguísticas mais elaboradas.
Exemplos: Cuidado! Você pode acabar se machucando / Tomara! Eu realmente espero que ela se saia bem / Oba! Hoje é meu dia de sorte!




10. Advérbio
Advérbio é a palavra que modifica um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. Os advérbios são flexionados em grau, isto é, comparativo (que caracteriza relações de igualdade, inferioridade ou superioridade) e superlativo (analítico ou sintético), e podem ser classificados como advérbios de modo, intensidade, tempo, lugar, afirmação, negação ou dúvida.
Exemplos: Vocês foram bastante atenciosos (advérbio de intensidade) / Estava andando depressa por causa da chuva (advérbio de modo) / Boa ideia, eu nunca pensei nisso (advérbio de negação).



Apostila: Ortografia 10e34mq
Atenciosamente, Cmd-Founder.


Não me subestime. Sei mais do que digo, penso mais do que falo e percebo mais do que você imagina.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos